Qualidade da água utilizada em escolas atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em Salvador-BA
Palavras-chave:
água potável, qualidade da água, alimentação escolar, higiene de alimentos
Resumo
A água constitui um dos mais importantes recursos para a manutenção da vida, entretanto, doenças associadas à sua contaminação representam uma das maiores ameaças à saúde humana. Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade da água utilizada em escolas atendidas pelo PNAE, em Salvador-BA. Realizou-se estudo transversal, em amostra estratificada de 83 escolas, 49 municipais e 34 estaduais, nas quais foram coletadas amostras da água usada nas cantinas, em que foram pesquisados coliformes totais e termotolerantes. Adicionalmente, foram levantadas informações quanto à origem e cuidados com a água. Apesar de todas as escolas receberem água do sistema de abastecimento público, em 32% e 22% das amostras colhidas, respectivamente, nas escolas estaduais e municipais, observou-se não conformidade com a legislação vigente; para o conjunto das escolas, a condição de não conformidade foi de 41%. Quanto aos reservatórios, 21% não apresentavam revestimento adequado e em 51% não se identificou a higienização periódica; apenas 17% das escolas dispunham de registros de potabilidade da água. Os resultados obtidos indicam a existência de riscos de contaminação, por meio da água utilizada e ainda, apontam fragilidades no âmbito da implementação do PNAE, o que sugere a necessidade de maior controle, em função da vulnerabilidade das crianças beneficiadas pelo Programa.
Publicado
2007-08-01
Como Citar
Cardoso, R. de C. V., Almeida, R. C. de C., Guimarães, A. G., Góes, J. Ângelo W., Silva, S. A., Santana, A. A. C., Huttner, L. B., Vidal Jr., P. O., & Figueiredo, K. V. N. A. (2007). Qualidade da água utilizada em escolas atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em Salvador-BA. Revista Do Instituto Adolfo Lutz, 66(3), 287-291. Recuperado de https://periodicoshomolog.saude.sp.gov.br/index.php/RIAL/article/view/32808
Edição
Seção
ARTIGO ORIGINAL