Tendência do perfil dos consumidores de azeite de oliva

  • Lilian Bittencourt Dutra Faculdade de Minas, Muriaé, MG
  • Maria Sônia Lopes Duarte Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Nutrição e Saúde, Viçosa, MG
  • Eliana Carla Gomes de Souza Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Nutrição e Saúde, Viçosa, MG
Palavras-chave: azeite de oliva, consumidor, pesquisa de mercado

Resumo

O presente estudo avaliou a tendência do perfil de 167 consumidores de azeite de oliva por meio de uma pesquisa de mercado, realizada em abril de 2013 em supermercados de Muriaé (MG), Brasil. Foi conduzida uma pesquisa descritiva, quantitativa por meio de questionário estruturado em que visava investigar os seguintes parâmetros: sexo, idade, escolaridade, renda familiar, história pessoal de doenças crônicas (hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemias, entre outras), bem como o tipo, a marca e a quantidade de azeite consumida e a motivação para o seu consumo. Dos 171 entrevistados, 167 (98 %) relataram o consumo deste produto. Ao traçar o perfil dos consumidores foi verificado que a maioria (61 %) era do sexo feminino, com idade entre 21 e 40 anos, com renda de 1 a 3 salários mínimos, nível médio de escolaridade, ausência de histórico de doenças crônicas, consumo diário de 7,89 mL de azeite puro e 3,54 mL do composto e tendo a motivação “gostar de azeite” para o consumo. Com base nos resultados obtidos, se faz importante direcionar estratégias para estimular o aumento e adequação do consumo de azeite, considerando que este produto pode contribuir na prevenção e/ou redução de doenças crônicas.
Publicado
2013-04-25
Como Citar
Dutra, L. B., Duarte, M. S. L., & de Souza, E. C. G. (2013). Tendência do perfil dos consumidores de azeite de oliva. Revista Do Instituto Adolfo Lutz, 72(4), 322-326. Recuperado de https://periodicoshomolog.saude.sp.gov.br/index.php/RIAL/article/view/32935
Seção
COMUNICAÇÃO BREVE