Avaliação do residual de bifenilos policlorados em musculo congelado e lombo cozido congelado de atum (Katsuwonus pelamis)

  • Amara da Silva Lima Universidade Federal do Rio Grande, Escola de Química e Alimentos, Pelotas, RS
  • Milton Luiz Pinho Espirito Santo Universidade Federal do Rio Grande, Escola de Química e Alimentos, Pelotas, RS
  • Caroline Irizaga Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande, Escola de Química e Alimentos, Pelotas, RS
  • Gilberto Fillmann Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Oceanografia, Rio Grande, RS
Palavras-chave: atunídeos, contaminantes organoclorados, pescado processado

Resumo

A fim de identificar uma possível contaminação por bifenilos policlorados (PCBs) e avaliar a influência do processamento do pescado nos níveis residuais desses compostos, foram investigados 41 congêneres de PCBs em amostras de músculo congelado e de lombo cozido congelado de atum (Katsuwonus pelamis) provenientes da indústria de pescado de Rio Grande/RS. As amostras foram extraídas por Soxhlet, purificadas, fracionadas e analisadas por cromatografia de fase gasosa com detecção por captura de elétrons (CG-DCE). O somatório das concentrações dos PCBs analisados nas amostras variou de 0,58 a 95 ng.g-1 (peso lipídico). Apesar de os resultados indicarem a presença de congêneres de PCBs em todas as amostras de atum, os valores estavam abaixo do limite estabelecido pela legislação da União Europeia para produtos de origem animal (200 ng.g-1 peso lipídico). No Brasil, o limite é de 3.000 ng.g-1 (peso lipídico). A comparação entre os valores detectados revelou que as amostras processadas possuíam maiores concentrações de PCBs e que o manuseio do pescado pode ser um fator que influência na concentração final do contaminante.
Publicado
2013-01-22
Como Citar
Lima, A. da S., Santo, M. L. P. E., Gonçalves, C. I., & Fillmann, G. (2013). Avaliação do residual de bifenilos policlorados em musculo congelado e lombo cozido congelado de atum (Katsuwonus pelamis). Revista Do Instituto Adolfo Lutz, 72(1), 21-27. Recuperado de https://periodicoshomolog.saude.sp.gov.br/index.php/RIAL/article/view/32891
Seção
ARTIGO ORIGINAL