Atitudes de risco dos consumidores em self-service

  • Laissa Benites Medeiros Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS
  • Larissa Costa Pereira Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS
  • Ana Lúcia de Freitas Saccol Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS
Palavras-chave: restaurantes, contaminação de alimentos, segurança dos alimentos, higiene dos alimentos

Resumo

Devem-se considerar os aspectos que fogem ao controle do processador, como por exemplo, o autosserviço, a fim de garantir a inocuidade dos alimentos. Neste estudo foram avaliadas as atitudes de risco dos consumidores que podem favorecer a contaminação dos alimentos durante o autosserviço. Foram avaliadas treze atitudes de risco que possam contaminar os alimentos na distribuição e exposição destes em um restaurante da cidade de Santa Maria (RS). A análise foi feita durante cinco dias consecutivos no mês de setembro de 2011. A avaliação foi efetuada a cada cinco indivíduos no período de maior movimentação do restaurante (das 11h às 14h), totalizando 657 observações. De acordo com os resultados obtidos, notou-se que a atitude de risco mais cometida pelos consumidores foi falar sobre as preparações alimentícias expostas (51%). Em 46% dos casos, os consumidores utilizavam os utensílios de uma preparação em outra já servida no seu prato. Concluiu-se que há probabilidade de ocorrência de contaminação alimentar causada pelos próprios consumidores em restaurantes de autosserviço.
Publicado
2012-12-01
Como Citar
Medeiros, L. B., Pereira, L. C., & Saccol, A. L. de F. (2012). Atitudes de risco dos consumidores em self-service. Revista Do Instituto Adolfo Lutz, 71(4), 737-740. Recuperado de https://periodicoshomolog.saude.sp.gov.br/index.php/RIAL/article/view/32492
Seção
COMUNICAÇÃO BREVE