Composição química e atividade antibacteriana dos óleos essenciais de Cymbopogon winterianus (citronela), Eucalyptus paniculata (eucalipto) e Lavandula angustifolia (lavanda)

  • Sheila Mello da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina, Concórdia, SC
  • Anildo Cunha Júnior Embrapa Suínos e Aves, Laboratório de Análises Físico-Químicas, Concórdia, SC
  • Gerson Neudí Scheuermann Embrapa Suínos e Aves, Laboratório de Análises Físico-Químicas, Concórdia, SC
  • Fábio Luiz Secchi Instituto Federal Catarinense, Centro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Concórdia, SC
  • Silvani Verruck Instituto Federal Catarinense, Centro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Concórdia, SC
  • Marisete Krohn Instituto Federal Catarinense, Centro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Concórdia, SC
  • Cleide Rosana Werneck Vieira Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Florianópolis, SC
Palavras-chave: óleos voláteis, antimicrobianos, produtos naturais, plantas medicinais

Resumo

Neste estudo, foi determinada a composição química de óleos essenciais obtidos de três espécies de plantas medicinais cultivadas na região Sul do Brasil: Cymbopogon winterianus (citronela), Eucalyptus paniculata (eucalipto) e Lavandula angustifolia (lavanda), e as atividades antimicrobianas foram avaliadas frente a 11 espécies de bactérias, incluindo-se espécies de importância em alimentos e em saúde pública. A composição dos óleos essenciais, obtidos por destilação a vapor, foi determinada por CG/DIC e CG/EM; a atividade antimicrobiana foi detectada pela técnica de difusão em disco; a CMI e a CMB foram determinadas pela metodologia de microdiluição. Os óleos essenciais de lavanda e citronela apresentaram monoterpenos oxigenados como componentes majoritários e, no óleo essencial de eucalipto, os monoterpenos hidrocarbonados foram os principais constituintes. O óleo essencial de citronela foi o mais ativo contra a maioria das bactérias testadas, com valores de CMI e CMB, respectivamente, de 0,075 e 0,31 mg/mL para Yersinia enterocolitica. O óleo essencial de lavanda destacou-se pela atividade inibitória contra Escherichia coli e Salmonella Typhimurium, e o óleo de eucalipto foi ativo contra Pseudomonas aeruginosa. Este estudo demonstra que os óleos essenciais avaliados apresentam potencial para aplicação como agentes antimicrobianos naturais.
Publicado
2012-03-01
Como Citar
Silveira, S. M. da, Cunha Júnior, A., Scheuermann, G. N., Secchi, F. L., Verruck, S., Krohn, M., & Vieira, C. R. W. (2012). Composição química e atividade antibacteriana dos óleos essenciais de Cymbopogon winterianus (citronela), Eucalyptus paniculata (eucalipto) e Lavandula angustifolia (lavanda). Revista Do Instituto Adolfo Lutz, 71(3), 471-480. Recuperado de https://periodicoshomolog.saude.sp.gov.br/index.php/RIAL/article/view/32453
Seção
ARTIGO ORIGINAL